Roupas de Neve: Comprar o alugar?
Para quem gosta de esquiar, mas que não quer ficar todos os dias dentro da estação de esqui, algumas dúvidas sempre pairam no ar: O que levar na mala que sirva tanto para a neve, quanto para a cidade? Realmente é necessário se vestir em camadas? Comprar as roupas ou alugar?
Antes de qualquer coisa é necessário pensar o que pode ser aproveitado no clima brasileiro, e o que será usado exclusivamente para a viagem. E para o que for usado apenas para a viagem, deve-se ponderar em quantas viagens o item poderá ser aproveitado. Aliás, sempre que tenho qualquer dúvida sobre minhas viagens, eu penso na palavra-chave: CustoXBenefício.
>> Arrumando as malas
Está certo que Buenos Aires e Bariloche estão localizados no mesmo país, mas convenhamos que não dá para usar exatamente as mesmas roupas no centro de Buenos Aires e se aventurar na neve de Bariloche. Meu desafio, então, foi escolher peças que fossem versáteis tanto para bater perna pela cidade durante o dia todo, quanto para os passeios no gelo, sem esquecer da calefação nos lugares fechados.
Por este motivo, algumas peças são essenciais para levar na mala:
- Casacos impermeáveis: preferencialmente com capuz, serão as peças coringas da viagem. Como nesses lugares é comum se vestir no estilo "cebola"(várias camadas de roupas), o ideal é que use a roupa adequada para o passeio que deseja fazer por baixo, e o casaco por cima, para se proteger do frio intenso e de possíveis nevascas ou chuvas.
- Luvas, Gorro , Cachecol: quando li em vários Blogs que esses itens eram fundamentais, porque a parte mais sensível ao frio são as extremidades do corpo, não levei muito a sério, porque aqui no Brasil eu raramente uso luvas e gorro. mas ainda bem que fui prevenida e comprei 3 tipos de luvas para levar (uma térmica na Decathlon para usar por baixo da luva de neve, uma de lã em uma feira que não adianta nada porque deixa passar todo o frio pelas tramas da lã - não recomendo para esse tipo de viagem - e uma luva de fleece no eBay que foi minha salvação todos os dias).
- Meias térmicas, luvas de neve e óculos para esqui: caso a previsão do tempo indique neve para os dias em que estiver em Bariloche, especialmente nos dias de passeios, recomendamos que leve meias térmicas e luvas impermeáveis (pois secam mais rápido que as convencionais, as lojas locais não alugam e comprar lá é bem caro) e óculos para esqui, pois poucos locais alugam este item, e os que alugam, nem sempre são de boa qualidade (alugamos óculos no Piedras Blancas, mas eles ficaram completamente embaçados já na primeira descida do skibunda).
Já as roupas específicas para os passeios na neve (jaqueta, calça e botas) podem ser alugadas diretamente em lojas na cidade ou através das agências de passeio. Nós conseguimos uma promoção na Agência Select Travel e locamos o kit completo para 5 dias por 600 pesos por pessoa. Entretanto, dois pontos importantes sobre o aluguel com eles:
1 - Esqueça estilo. Se quer estar bonito(a) para esquiar, leve a própria roupa.
2 - Eles não nos avisaram que aos sábados a loja fecha durante a tarde. Então, fomos devolver nossas roupas às 16h na loja, e para nossa surpresa fomos informados que a mesma só abre após às 17h. E mesmo assim, só conseguimos devolver as roupas às 17h20, no meio da rua, depois que reclamei com os funcionários (que também estavam trancados para fora da loja), e disse que estava com pressa pois não tinha sido informada sobre horário de funcionamento, e precisava voltar para o hotel para fazer check-out. Aliás, nos decepcionamos d+ com o atendimento da agência Select Travel, que deixou muito a desejar em relação a atenção em nossa estadia em Bariloche. Não recomendamos.
Para finalizar o post, uma foto com a roupa alugada para os passeios de neve, durante a aula de Batismo de Ski no Cerro Catedral, e uma foto fa jaqueta masculina alugada para os passeios.
Caso queiram ver as peças escolhidas para a viagem, tem um post especial em parceria com o Blog Geração Mulher, com dicas de Roupas Femininas para o Frio e Chuva.