Dólares, Reais ou Pesos?
Vocês já devem ter ouvido falar que a Argentina está cheia de brasileiros e que vários comércios aceitam reais como forma de pagamento. Também já devem ter ouvido comentário, lamentos e piadas sobre gastos com cartão de crédito na Argentina.
Com a taxa de inflação no país, é preciso estar muito atento aos gastos e por isso fizemos um post especial com dicas bem valiosas sobre nossas percepções sobre o que levar para a Argentina.
A primeira e mais importante dica é que realmente alguns estabelecimentos aceitam real e dólar como pagamento, mas não tente aparecer com notas abaixo de 50 ou 100, porque eles simplesmente não vão aceitar.
Para quem pretende fazer passeios ou fechar transfer com agências, vale a pena pedir a cotação nas 3 moedas um dia antes da viagem, para decidir se pagará em dólares ou se trocará por pesos quando chegar em Buenos Aires.
Mas e o Real? Sinceramente? A menos que o dólar estoure e não tenha condições de levar dólares, esqueça o real. Tanto em Buenos Aires quanto em Bariloche as cotações que vimos foram muito baixas. A mais alta foi R$4,00 , porém trocar dólares por pesos lá é muito mais vantagem (chegamos a conseguir cotação do dólar a 14,80 em um banco no bairro da Recoleta, mesma cotação oferecida pelo Banco de la Nación dentro do Aeroporto).
Trocar dinheiro em Bariloche é furada! A cotação para dólar E real são péssimas, então vale mais a pena, se passar por Buenos Aires, trocar os pesos por lá, e levar.
*** Outras dicas da Magali ***
Se optar por fechar um transfer do aeroporto, não conte com o tempo de trocar pesos no Aeroporto, porque as filas no Banco são enormes e possivelmente o motorista não poderá ficar esperando.
Como os passeios que planejamos fazer, tanto em Buenos Aires quanto em Bariloche sairiam mais em conta pagando em dólares, fizemos a conversão em duas empresas de câmbio e fomos muito bem atendidos, com rapidez e eficiência:
- Beecâmbio: É uma intermediadora. Você faz a cotação pelo site de acordo com a sua cidade, paga pela quantia que deseja e escolhe onde a casa de câmbio onde quer retirar o dinheiro. Tem chat online para esclarecimentos.
- Flexchange: Com unidades em Campinas, Indaiatuba, Joaçaba, Pouso Alegre, Recife, São Paulo e Sorocaba, fizemos contato por telefone, mas na unidade de Indaiatuba logo iniciamos o atendimento via whatsapp com a Luana, que foi super atenciosa e tirou todas as dúvidas. A compra foi feita por transferência bancária e por whastapp mesmo enviei o comprovante e os dólares foram disponibilizados para retirada. Super rápido e fácil. Eles também tinham pesos para venda na cotação de R$4,00 e nos arrependemos de não ter comprado, pelo menos para ter alguns pesos para chegar em Buenos Aires.
Exatamente por não haver tempo parar trocar os pesos no aeroporto e como já tínhamos contratado o transfer, e alguns passeios com a empresa Aguiar, o receptivo (pessoa da agência responsável por receber pagamentos) foi até o hotel receber o pagamento, e já aproveitamos para trocar com ele mesmo alguns pesos para passar pelo menos o fim de semana. Para ver mais informações sobre o transfer em Buenos Aires, clique aqui.